05 dezembro, 2012

A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ...



O sedentarismo é um importante fator de risco para diversos problemas
O envelhecimento associa-se à perda da massa muscular, com redução da força muscular, flexibilidade, débito cardíaco (capacidade de bombeamento do sangue pelo coração durante um minuto), e função pulmonar, mudanças na regulação hormonal e sistema imunológico, redução na massa óssea e maior prevalência e incidência de sedentarismo.

O sedentarismo em idosos pode ser caracterizado por atividades físicas com duração inferior a 150 minutos por semana.Atividade física é qualquer movimento corporal que implique em um gasto enegético. O sedentarismo é um importante fator de risco para doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração por placas de gordura) em idosos.Alguns estudos demonstram que o risco relativo de doença arterial coronariana atribuível ao sedentarismo é comparável ao risco da hipertensão arterial (pressão alta), dislipidemia (colesterol elevado) e tabagismo.


O sedentarismo é considerado um fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento de várias doenças, tais como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, ansiedade, depressão, dislipidemia, aterosclerose,doença pulmonar, osteoporose e câncer.


O exercício físico realizado de maneira sistemática ajuda no controle da hipertensão arterial por redução da resistência arterial periférica (dilatação dos vasos), aumenta HDL-colesterol ("colesterol bom"), reduz a obesidade, triglicerídios, propicia melhor controle dos níveis glicêmicos (taxas de açúcar no sangue), previne doença arterial coronariana e diminui o risco de morte.


Além disso, melhora a qualidade do sono, função cognitiva (mental) e memória de curto prazo, diminui o grau de depressão, reduz ou atrasa o aparecimento de demência, reduz o risco de câncer de cólon, mama, próstata e reto, aumenta a densidade óssea e diminui o aparecimento de fraturas de fêmur e vértebras.Venha participar!!!!









0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Dois de Maio, 220 - Engenho Novo, Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 20h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3297-3998

Tecnologia do Blogger.