CF IZABEL DOS SANTOS

Rua Dois de Maio, 220 - Engenho Novo, Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 3297-3998
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Marianna Costa | CNES 6688152 - ESF: 05| ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

19 outubro, 2012

REUNIÃO CONSELHO GESTOR LOCAL

REUNIÃO CONSELHO GESTOR LOCAL

Hoje ás 14h estará acontecendo na Clínica da Família Izabel dos Santos mais um encontro com as lideranças e parceiros locais.
A participação destes líderes é de extrema importância para que possamos melhorar nosso processo de trabalho em relação ao diagnóstico local.
Se você tem influência no seu território ou conhece alguém com este perfil, mesmo que não seja um líder formal, também deve vir participar e somar conosco.

Participe você também. 



16 outubro, 2012

O OUTUBRO ROSA CONTINUA....

O OUTUBRO ROSA CONTINUA....

Nesta semana está sendo realizado sala de espera com distribuição de folder sobre prevenção do câncer de mama .

Cuidados para evitar o câncer de mama.

A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.
Algumas das precauções que podem ser tomadas:
  • Fazer visitas anuais ao médico;
  • Fazer o auto-exame ou exame clínico  uma vez por mês;
  • Submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.
O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.



VISITA ALUNOS DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO

VISITA ALUNOS DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO

Hoje tivemos a honra de receber em nossa unidade os alunos da UGF do terceiro período de medicina, participaram do processo de trabalho da Clínica, conhecendo o acolhimento, fluxos, visita domiciliar, papel da atenção primária e importância da atenção primária como porta de entrada para os serviços de saúde do SUS.


MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA (MRC) EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS DE IDADE PÓS-CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO, MRJ/2012

MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA (MRC) EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS DE IDADE PÓS-CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO, MRJ/2012

 Partindo do pressuposto que para promover impacto sobre as doenças é necessário atingir e manter coberturas vacinais altas e homogêneas para cada vacina, é fundamental a avaliação rotineira desses resultados nos distintos contextos da gestão do PNI, pois todo esse avanço só se justifica se o desempenho do Programa implicar no impacto sobre as doenças para as quais se destina a vacinação.Hoje iniciamos essa captação na Clínica da Família Izabel dos Santos .





11 outubro, 2012

TERCEIRO DIA OUTUBRO ROSA

TERCEIRO DIA OUTUBRO ROSA

Hoje foi realizado ás 7h pelo agente comunitário Jose Henrique sala de espera sobre prevenção de SIFÌLIS.Às 9h a técnica de Enfermagem Morgana juntamente com a sua equipe foram para a EM Cesar Augusto Soares poís estava sendo comemorado o dia das crianças e foi entregue aos pais um cartão com orientações sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino.





10 outubro, 2012

OFICINA REPELENTE NATURAL

OFICINA REPELENTE NATURAL



Hoje aprendemos com a Selma da SMSDC/RJ ,mais uma atividade do Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Fitoterapia. Desta vez as técnicas agrícolas do programa ensinaram a produção de repelentes de citronela, com os seguintes materiais: 250g de base hidratante (óleo vegetal ou hidratante neutro), 1 litro de água deionizada (destilada) e 1 litro de loção (10% de alcoolatura).
Venha participar do grupo de práticas integrativas e complementares da Clínica da Família Izabel dos Santos você também.





TREINAMENTO SOBRE IMUNIZAÇÃO

TREINAMENTO SOBRE IMUNIZAÇÃO

Hoje às 16h tivemos a honra de receber em nossa unidade o Enfermeiro Flavio responsável da Vigilância epidemiologica para realizar uma aperfeiçoamento em serviço com a equipe técnica da unidade sobre imunização para que cada vez mais possamos melhorar a qualidade dos nossos serviços.



09 outubro, 2012

ABERTURA OUTUBRO ROSA-MULHER CONSCIENTE

ABERTURA OUTUBRO ROSA-MULHER CONSCIENTE

No dia 08/10/2012, foi realizado abertura do outubro rosa, foi realizado orientação sobre prevenção do câncer de mama, distribuição de fitas e realização de dança de salão.todos sabem dos benefícios que a atividade física traz para a saúde de forma geral. O sedentarismo é um grande inimigo das mulheres, em especial daquelas que estão acima do peso. Sentir-se bem é a ordem do dia, portanto, uma mudança de hábito pode melhorar muito a sua qualidade de vida Fazer exercícios, mesmo os mais simples, pode colaborar muito para que você tenha uma vida mais saudável. Além de melhorar a função cardiovascular, essa prática oferece grande auxílio para o corpo e a mente. “A atividade física ajuda na queima de calorias, facilitando a manutenção e redução do peso, aumenta as endorfinas circulantes, melhorando o humor e também a autoestima. Na menopausa, ajuda a evitar ou até melhorar a densidade óssea, reduzindo as fraturas patológicas que diminuem a qualidade de vida das mulheres. Para as pacientes de câncer de mama, a prática de exercícios orientada pelo fisioterapeuta ou pelo médico é fundamental antes, durante e após o procedimento cirúrgico e o tratamento.

08 outubro, 2012

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA

Atividades que serão realizadas durante todo o mês de outubro. O Movimento Outubro Rosa é conhecido mundialmente pela realização de ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Na Clínica da familia Izabel dos santos em comemoração a esse mês serão realizadas as seguintes atividades: • Abertura do OUTUBRO ROSA, com festa no dia 08/10/2012 ás 16h, com aulas de dança e orientações sobre prevenção do câncer do colo do útero e mama. • Sala de espera todos os dias pelos agentes comunitários de saúde mostrando a importância da prevenção do câncer e abordando o tema SÌFILIS. • Atividades nas Escolas, com entrega de um cartão para mães dos alunos a participarem das atividades do outubro rosa. • Participação da equipe na reunião de pais nas Escolas abordando a prevenção do câncer do colo do útero e mama. • Equipe fazendo busca ativa de mulheres que não estão com o preventivo atualizado. • Todo usuário que chegar a unidade receberá um laço rosa simbolizando o OUTUBRO ROSA. • Divulgação sobre as atividades e orientações na radio comunitária diariamente. Venha participar você também!!!!!!!

04 outubro, 2012

COMEMORAÇÃO DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO

COMEMORAÇÃO DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO


PARABÉNS!!!!HOJE É O SEU DIA : AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

PARABÉNS!!!!HOJE É O SEU DIA : AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE



O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, instituído pela lei Federal 11.585/07 e comemorado em 04 de outubro.
Eles atuam diretamente na vida e na saúde das crianças, idosos, homens e mulheres de um Estado que promove a qualificação e ampliação da Atenção Básica.
O trabalho efetivo dos Agentes Comunitários de Saúde junto a habitantes de territórios definidos, tanto nas cidades como na área rural e em aldeias indígenas deve ser sempre merecedor de nossa homenagem. Por meio de suas  visitas, levando atenção, promoção, prevenção e cuidados a saúde, o Agente Comunitário de Saúde torna-se também protagonista na busca da redução da lotação na emergência e leitos hospitalares.

PARABÉNS PELO SEU DIA!!!!!

 

O QUE É ESPOROTRICOSE?

O QUE É ESPOROTRICOSE?

No dia 03/10/2012 ás 9h foi realizado capacitação para os Agentes Comunitários e AVS sobre esporotricose pela Equipe de educação em saúde da CAP 3.2.
A esporotricose é uma micose provocada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii. Chega a afetar os vasos linfáticos, a pele e até a alguns órgãos internos, como o pulmão, ossos e cérebro. A micose é mais frequente em lugares de clima temperado e úmido e o fungo vive na natureza, sendo transmitida através de felinos como o gato, roedores e insetos. O fungo encontra-se instalado na vegetação e entra no organismo através de rupturas na pele. Portanto é uma doença ocupacional que pode atingir pessoas do campo, que manipulam rosas por exemplo.É difundida por todos os continentes.


Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Dois de Maio, 220 - Engenho Novo, Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 20h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3297-3998

Tecnologia do Blogger.