20 fevereiro, 2013

Cuidado com os pombos

É comum observar nas ruas, principalmente em parques, a assídua presença de pombos em busca de alimentos.O grande problema da população é alimentá-los.
Esses animais podem transmitir diversas doenças,como por meio de um fungo chamado Cryptococcus neoformans, a Criptococose, doença infecciosa provocada especialmente pela inalação de poeira contendo fezes de pombos. A Criptococose não é contagiosa e compromete, sobretudo, o pulmão, ocasionando o mau funcionamento do sistema nervoso central. causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica. Seus sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação e confusão mental.

Ainda temos a Histoplasmose que é transmitida pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum encontrado em fezes secas de pombos e morcegos. Causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, anemia, etc. É uma doença que vai depender do estado de saúde do indivíduo, podendo assim se desenvolver ou não.

Dermatites que são parasitose causada pelo piolho do pombo (ácaros, Ornithonyssus sp.), que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Além das expostas,temos mais doenças. Isto é só para exemplificar as diversas doenças que o pombo pode transmitir.
  

              Técnicas ecológicas para afugentar pombos

 

Passos

 

Mantenha limpos e desinfetados os possíveis lugares onde os pombos possam fazer um ninho (relevos, nichos e prateleiras).
  • Depois coloque naftalina moída. O produto funcionará como um repelente.
  • Modifique o ângulo das prateleiras da área externa da sua casa. Adote ângulos de 45º ou maiores. Assim as aves não terão uma superfície confortável para se apoiar.
  • Evite dar comida ou deixar à vista restos de alimentos dos quais elas possam se alimentar.
  • Coloque telas em lugares estratégicos onde você observou que os pombos insistem em fazer ninhos.
  • Cubra também os acessos a varandas, alpendres ou outro espaço aberto.

 
 Use repelentes sonoros.
Existem dispositivos criados especialmente para produzir barulhos estridentes, não audíveis pelos humanos, que espantam os pombos.
O inconveniente deste método é que as aves se acostumam ao ruído e o efeito diminui.


 

 Um método mais sofisticado é usar cercas elétricas.
Coloque um dispositivo elétrico de baixa voltagem (12 volts), que provocará pequenas descargas e não permitirá que as aves se apóiem.
Este método só pode ser usado em lugares aos quais as pessoas não têm acesso.

 


 Instale sistemas mecânicos fixos como arames farpados de aço ou plástico nas superfícies de apoio das aves, como janelas. Se os espinhos ficarem a pelo menos 5 cm de distância entre si, as aves não pousarão.

 

Aplique gel de contato tipo silicone nos lugares onde os pombos se reúnem. A consistência destes produtos será desconfortável e eles não poderão pousar.

 Pombos

 

 




Um comentário:

  1. Os pombos também são chamados de ratos de asas, pois transmitem quase a mesma quantidade de doenças que eles,inclusive a toxoplasmose, devemos ter cuidado com eles, pois são bonitinhos, todos gostam , as crianças querem alimentar, mas o risco é grande !!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Dois de Maio, 220 - Engenho Novo, Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 20h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3297-3998

Tecnologia do Blogger.