14 fevereiro, 2013

Vamos ficar atentos!!


Agora que o Carnaval acabou, vamos relembrar alguns cuidados que devemos ter ao longo do ano.
Principalmente neste período de calor, sofremos quando somos surpreendidos com fortes chuvas e consequentemente com as enchentes.

Com isso devemos ter cuidados redobrados, neste período de enchentes pois algumas enfermidades se tornam mais frequentes, como é o caso do Tétano Acidental.

Inundações ajudam a disseminar a bactéria Clostridium tetani causadora da doença que pode levar à morte, mas pode ser evitada por vacina. 
A contaminação é feita a partir de lesões na pele causadas por ferimentos (mesmo que pequenos) provocados por metais (enferrujados ou não), madeira, vidro ou outros objetos contaminados.

Os principais sintomas são inicialmente contrações musculares involuntárias na região do ferimento, seguido de contrações dos músculos da face (riso sardônico), do pescoço (rigidez de nuca), e progressivamente  atinge os músculos do abdômen (barriga dura). Em fase mais avançada pode ocorrer dificuldade de engolir, insuficiência respiratória, entre outros.

Em caso de lesão, o local deve ser higienizado, inicialmente com água e sabão e a pessoa deve procurar uma unidade ou equipe de saúde mais próxima. O médico deve ser informado de como ocorreu e o que causou o ferimento.
A vacina é a melhor forma de prevenção e é disponibilizada gratuitamente por toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).O Ministério da Saúde envia um total de 580 mil doses de vacinas contra tétano para manter estoques nos estados atingidos pelas chuvas.O Rio de Janeiro recebeu 150 mil doses.

 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, salienta que vacinar-se é a melhor forma de prevenção e proteção para essas doenças.  Ele lembra ainda que não existe vacina contra a leptospirose, outra doença muito comum nas enchentes e também por isso é mais um motivo para evitar contato com água de enchentes.


  Tétano











0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Dois de Maio, 220 - Engenho Novo, Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 20h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3297-3998

Tecnologia do Blogger.