29 abril, 2013
26 abril, 2013
24 abril, 2013
20 abril, 2013
12 abril, 2013
PRESENÇA DE ACADÊMICOS BOLSISTAS E RESIDENTES
Temos a honra de receber em nossa unidade 02 residentes de Enfermagem da UNIRIO (Alexandra e Victor), 01 acadêmica bolsista de Enfermagem(Thamiris) e 03 acadêmicos bolsitas de medicina(Debora, Cintia, Mariana).A Clínica da Família Izabel dos Santos apoia e oferece suporte as Instituições afim de formar profissionais que promovam o cuidado efetivamente centrado nas pessoas, nas famílias e nas comunidades do território.SERESTA DA TERCEIRA IDADE ANIMA O GRUPO VIDA ATIVA
Quarenta idosas da unidade se divertiram e dançaram em mais uma edição da Seresta da Terceira Idade do SESC, na tarde dessa quinta-feira (12/04), no Engenho de Dentro. Mais um evento em parceria com o CRAS Mary Richmond, tem como objetivo promover o acesso ao direito de lazer e cultura para idosos, fortalecendo sua integração familiar e comunitária.
11 abril, 2013
PARÁBENS THAYNA, ANA PAULA E BETÂNIA
Tudo que vocês fazem, fazem com carinho e muita atenção, visando o bem do próximo, que é um retorno para si mesmo ... É bom ver que a esperança de dias cada vez melhores, está em vocês, em tudo que fazem. Vale a pena acreditar no sucesso e ter esperança... Existem pessoas como vocês, e graças a Deus, pois precisamos cada vez mais de pessoas que dêem de si ao mundo, para o progresso e crescimento da humanidade. Temos a certeza de que assim como vocês,grande profissional, teremos no futuro breve outros que se assemelhem a pessoa de vocês. Parabéns grande profissional, siga cada dia melhor.
Feliz Aniversário!!!!Felicidades!!!
08 abril, 2013
DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER É LEMBRADO NESSE 08/04
Para diminuir esta incidência, o Ministério da Saúde intensificou estratégias para ampliar o acesso da população aos serviços públicos de diagnóstico e tratamento de câncer.
Vale destacar que todos os pacientes com a doença podem obter tratamento gratuito na rede pública de saúde, incluindo novas terapias. Pacientes com câncer também têm acesso privilegiado para a obtenção de remédios para tratar a doença.
Foi realizado salas de espera durante todo o dia sobre prevenção e tratamento do câncer, oficinas e orientações nos grupos de prevenção e promoção da saúde da unidade.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove um grande evento para marcar o Dia Mundial daSaúde, comemorado no domingo, 7 de abril. As atividades acontecem das 9h às 13h, no Parque
Madureira, na Rua Soares Caldeira, 115.
Haverá atividades para toda a família, como caminhada, passeio ciclístico, alongamento, ginástica
livre, dança, capoeira, jongo e samba de roda, circuito psicomotor, ciranda, jogos infantis e
artes marciais. Também haverá atividades de refl exologia, auriculoterapia, shantala e shiatsu.
Em tendas montadas em quase toda a área do parque, os visitantes poderão participar de ofi cinas
de temperos naturais, prato saudável e plantas medicinais, além de receber dicas para uma
alimentação mais saudável. Profi ssionais de saúde vão tirar dúvidas e dar orientações de promoção
da saúde, como a importância da prática regular de atividade física; equipe de saúde bucal
com escovário; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da dengue.
07 abril, 2013
Você sabe a diferença? Atenção Primária de Saúde,Atenção Secundária e Atenção Terciária?
Não sabe?
Então, entenda agora...
Atenção Primária de Saúde (APS)
Estabelece todas as ações de promoção, prevenção e proteção à saúde em um território definido e é de responsabilidade do município.
Fazem parte da APS:
(Principal estratégia de organização da atenção básica)
Funciona para triagem e encaminhamento. Os profissionais devem ser capazes de resolver problemas de saúde mais comuns e de dominar novos saberes que promovam a saúde e previnam doenças. A Unidade Básica de Saúde da Família deve realizar assistência integral, contínua e de qualidade, desenvolvida por uma equipe multiprofissional
que atua na própria unidade ou nos domicílios e em locais comunitários, como escolas, creches, asilos, entre outros. Elas elaboram e executam programas educativos e de prevenção a doenças, a fim de promover mudança de hábitos, costumes alimentares, higiene pessoal, atenção com esgotamento sanitário e vacinação de crianças e animais.
Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar ou adotar as medidas de prevenção e controle de doenças e outros agravos.
Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços
Conjunto de ações para conhecer, detectar e prevenir mudanças em fatores determinantes e condicionantes do ambiente que interferem na saúde do homem.
Promoção e prevenção da saúde do trabalhador, com a garantia de continuidade de atenção nos diversos níveis de complexidade.
É um componente estratégico e prioritário da atenção à saúde. Os objetivos da Assistência Farmacêutica são assegurar a acessibilidade e a disponibilidade de medicamentos da Farmácia Básica (antibióticos, antitérmicos, analgésicos etc), garantido uma farmacoterapia de qualidade à população, com ênfase aos grupos de risco. Tem como finalidade, também, garantir o uso racional de medicamentos essenciais e outros insumos, assegurando a eficácia dos cuidados farmacêuticos ao paciente e à comunidade. É dever dos gestores municipais assegurar o acesso aos medicamentos essenciais, garantindo, assim, a contrapartida no Pacto da Assistência Farmacêutica
Tem como papel o constante monitoramento da saúde-doença dos grupos sociais. A atuação não se restringe à espera de sinais de alarme, mas na detecção precoce de estrangulamentos ou de nós críticos que evidenciem os problemas e as necessidades de saúde
Atenção Secundária
É prestada por meio de uma rede de unidades especializadas – ambulatórios e hospitais –, garantindo o acesso à população sob sua gestão.
Está baseada na organização do Sistema Microrregional dos Serviços de Saúde, de acordo
com a definição do Plano Diretor de regionalização (PDR), que tem como objetivo definir as diretrizes para organização regionalizada da Atenção Secundária.
A organização da Atenção Secundária se dá
por meio de cada uma das microrregiões do
Estado, onde há hospitais de nível secundário
que prestam assistência nas especialidades
básicas (pediatria, clínica médica e obstetrícia),
além dos serviços de urgência e emergência,
ambulatório eletivo para referências e assistência a pacientes internados, treinamento, avaliação e acompanhamento da Equipe de Saúde da Família (ESF).
Atenção Terciária
É a atenção da saúde de terceiro nível, integrada pelos serviços ambulatoriais e hospitalares especializados de alta complexidade.
A Atenção Terciária é organizada em pólos macrorregionais,
através do sistema de referência.
O modelo
técnico-científico de atenção à saúde, que
privilegia o
hospital como ambiente para a prática de cuidados, contribuiu para que a
atenção terciária permanecesse no imaginário popular como nível de
atenção à saúde de maior importância . Com efeito, é comum ver a mídia em geral
destacar novíssimas tecnologias e até mesmo técnicas experimentais como sendo
soluções para os problemas de saúde. Liga-se a imagem do hospital bem equipado
à de eficiência de sistema de saúde.