05 abril, 2013

Algumas Terminologias em Saúde...





Emergência

É quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.

Urgência

É quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.


Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Autarquia sob regime especial, vinculada ao MS, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, prazo de duração indeterminado e atuação em todo território nacional, como órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantem a assistência suplementar à saúde.


Alta complexidade


A Atenção de Alta Complexidade é composta por procedimentos que exigem incorporação de altas tecnologias e alto custo e que não são ofertadas por todas unidades de federação.


Amamentação exclusiva

Uso de leite materno habitualmente até aos 6 meses de vida, como único alimento da criança, não sendo admitido chás ou água como exceção.


Antibioticoterapia


É o tratamento de pacientes com sinais e sintomas clínicos de infecção pela administração de antimicrobianos.

Assistência à saúde

O campo da assistência à saúde encerra um conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos os níveis de governo, para o atendimento das demandas pessoais, individuais 
e coletivas, e que é prestada no âmbito ambulatorial e hospitalar, bem como em outros espaços, especialmente no domiciliar.


Assistência ambulatorial

Conjunto de procedimentos médicos e terapêuticos de baixa complexidade, possíveis de realização em ambulatórios e postos de saúde.


Assistência aos trabalhadores

Considera o trabalhador como sujeito a um adoecimento específico que exige estratégias, também específicas, de promoção, proteção e recuperação da saúde.


Assistência farmacêutica

Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinada a apoiar ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.


Assistência farmacêutica básica

Compreende um conjunto de atividades relacionadas ao acesso e ao uso racional de medicamentos, destinado a complementar e apoiar as ações da Atenção Básica à Saúde.

Atenção à saúde

Conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos os níveis de governo, para o atendimento às demandas pessoais e das exigências ambientais, compreende três grandes campos, a saber: o da assistência, o das intervenções ambientais e o das políticas externas no setor Saúde.


Atenção básica

É um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o tratamento e a reabilitação.

Atendimento pré-hospitalar

O sistema de atendimento pré-hospitalar tem a finalidade de atender vítimas em situação de urgências e emergências, antes de sua chegada ao hospital.

Cartão Nacional de Saúde

Sistema informatizado de base nacional que possibilita a vinculação dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que o realizou e também à unidade de saúde.


Conselho Tutelar

São responsáveis por acolher denúncias, averiguar, encaminhar e orientar, nos casos de violação dos direitos da criança e do adolescente. Pode agir tanto quando existe ameaça, risco ou quando a violência já aconteceu.


Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

São instrumentos para deliberar e acompanhar a política de enfrentamento da violência praticada contra crianças e adolescentes.


Controle de endemias

O Controle de Endemias, conforme implementado na Portaria n.º 1.339, de 15 de dezembro de 1999, trata de uma nova estratégia para reduzir e até eliminar as doenças endêmicas do Brasil. São descentralizadas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS) para os estados, municípios e Distrito Federal, as ações de epidemiologia e controle de doenças, compreendendo, inclusive o controle das seguintes endemias: malária, leishmaniose, esquistossomose, tracoma, doença de chagas, peste, filariose, bócio, febre amarela e dengue.

Epidemia

É a manifestação, em uma coletividade ou região, de um corpo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência de uma doença prevista. O número de casos que indica a existência de uma epidemia varia com o agente infeccioso, o tamanho e as características da população exposta, sua experiência prévia ou falta de exposição à enfermidade, e o local e a época do ano em que ocorre.

Farmácia popular

É um programa do MS, para distribuição de medicamentos à população de todos os municípios que tenham equipes do Programa Saúde da Família implantadas e em funcionamento.


Farmácias magistrais

Farmácias autorizadas a manipular medicamento, inclusive o que contém psicotrópicos ou entorpecentes, cuja atividade requer autorização especial de funcionamento expedido pelo órgão competente do Ministério da Saúde.


Humanização

A humanização é entendida como valor, na medida em que resgata o respeito à vida humana. Abrange circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano. 
Esse valor é definido em função do seu caráter complementar aos aspectos técnicos.


Humanização do atendimento

Responsabilização mútua entre os serviços de saúde e a comunidade e estreitamento do vínculo entre as equipes de profissionais e a população.


Promoção da saúde

Nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente.

Atenção à Saúde

Refere-se à proteção e atenção à saúde dos diversos grupos etários que correspondem aos ciclos vitais: feto, criança, adolescente, jovem, mulher, homem, adulto e idoso; e aos serviços de saúde correspondentes às ações de atenção.

Inclui subtemas como: atenção integral à saúde, atenção primária à saúde/atenção básica à saúde, avaliação de programas e serviços, humanização em saúde, imunização/vacinação, modelos de atenção, níveis de atenção à saúde, programas de assistência em saúde, qualidade em saúde, saúde bucal, saúde da criança, saúde da família, saúde da mulher, saúde do adolescente e do jovem, saúde do adulto, saúde do idoso, saúde do indígena, saúde dos portadores de deficiências, saúde e trabalho, saúde mental, saúde reprodutiva, saúde do homem, saúde suplementar, etc...


Vigilância em Saúde

Refere-se à proteção e à promoção da saúde da população por meio da segurança sanitária de produtos, comercialização e serviços ofertados. 

Abrange: ambientes, processos de produção de insumos e tecnologias a ela relacionadas, vigilância de alimentos, cosméticos, derivados de tabaco, farmacovigilância, monitoramento de mercado, portos, aeroportos, zonas de fronteiras, produtos para saúde, saneantes, sangue e derivados, serviços de saúde, tecnovigilância, toxicologia, campanhas sanitárias.
Inclui subtemas como: vigilância epidemiológica, doenças de notificação compulsória, infecção hospitalar, vigilância alimentar e nutricional, vigilância sanitária, vigilância de sangue e hemoderivados, vigilância de alimentos, vigilância de medicamentos, controle e qualidade de vacinas, vigilância de serviços de saúde, vigilância de saneantes e domissanitários, vigilância de correlatos, vigilância de cosméticos, vigilância de saúde do trabalhador, etc...










0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Dois de Maio, 220 - Engenho Novo, Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 20h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3297-3998

Tecnologia do Blogger.