ESTUDO DA DEMANDA ESPONTÂNEA DA CLÍNICA DA FAMÍLIA IZABEL DOS SANTOS
NO PERIODO DE AGOSTO DE 2011 A ABRIL DE 2012
AGOSTO/2011
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 134
Análise: procura por atendimento bem maior na
faixa etária de 0-10 anos. Discutido com cada equipe estratégias para saber das
maiores demandas/queixas desses
usuários,percepção das equipes sobre o fato (equipe dois de maio relata
bastante procura sobretudo dos usuários menores de 1 ano devido a grande taxa
de natalidade e da vulnerabilidade da população
da equipe).Discutido estratégias de melhor organização das equipes além
de pontuar incentivo a comparecimento as consultas de puericultura para
melhoria das condições de saúde dessa faixa etária.
Análise: procura maciça pelo
turno da manhã.Discutido organizar agenda dos profissionais permitindo que esse
período fique mais livre a fim de dar conta do maior número de atendimentos
LEGENDA:
1
- Acolhido - resultando em consulta no mesmo dia
2
- Acolhido e encaminhado a unidade de
referência
3
- Acolhido e encaminhado a UPA
4
- Acolhido e encaminhando ao Hospital Geral
5
- Agendado para consulta médica ou consulta de enfermagem
6
- Resolvido no acolhimento
CO
- Outros
Análise: resolutividade alta.atentar
para demandas que poderiam resultar em marcações de consulta,respeitando a
classificação de risco e vulnerabilidade dos usuários.
LEGENDA
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
Análise: maioria dos pacientes que procuram por atendimento
classificados como C. atentar para queixas mais comuns.
SETEMBRO/2011
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 206
Análise: continua mesmo perfil de procura por
faixa etária de agosto.Discutido com equipes a falta de pediatras nos plantões
da UPA o que incrementa
o números de crianças a serem
acolhidas na unidade.Discutido que capacitações voltadas a esse perfil de
atendimento sejam compartilhadas em
momento oportuno em reunião de equipe.
Análise: predomínio do período matutino.
LEGENDA:
1
- Acolhido - resultando em consulta no mesmo dia
2
- Acolhido e encaminhado a unidade de
referência
3
- Acolhido e encaminhado a UPA
4
- Acolhido e encaminhando ao Hospital Geral
5
- Agendado para consulta médica ou consulta de enfermagem
6
- Resolvido no acolhimento
CO
- Outros
Análise: resolutividade ainda bem
alta.discutido satisfação do usuário
.
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
análise:predomínio
de pacientes classificados como risco C.
OUTUBRO/2011
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 215
Análise: mesmo perfil de faixa etária.média
de atendimentos dentro de parâmetros anteriores.
Análise: período manhã
LEGENDA:
1
- Acolhido - resultando em consulta no mesmo dia
2
- Acolhido e encaminhado a unidade de
referência
3
- Acolhido e encaminhado a UPA
4
- Acolhido e encaminhando ao Hospital Geral
5
- Agendado para consulta médica ou consulta de enfermagem
6
- Resolvido no acolhimento
CO
- Outros
Análise: resolutividade alta.discutido com
profissionais como está se dando tal resolutividade (atendimento
médico/enfermeiro/escuta qualificada com direcionamento para ações portunas).
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
Análise: pacientes classificados como risco
C.Pouco predomínio A e B se mantendo, discutido se esse perfil se dá por conta
da proximidade da UPA.
NOVEMBRO/2011
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 157
Análise: idem a meses anteriores.
Análise: idem meses anteriores.
LEGENDA:
1
- Acolhido - resultando em consulta no mesmo dia
2
- Acolhido e encaminhado a unidade de
referência
3
- Acolhido e encaminhado a UPA
4
- Acolhido e encaminhando ao Hospital Geral
5
- Agendado para consulta médica ou consulta de enfermagem
6
- Resolvido no acolhimento
CO
- Outros
Análise: idem a meses anteriores.
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
análise:idem a meses anteriores.
DEZEMBRO/2011
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 178
análise:idem
a meses anteriores.
análise:idem
a meses anteriores.
LEGENDA:
1
- Acolhido - resultando em consulta no mesmo dia
2
- Acolhido e encaminhado a unidade de
referência
3
- Acolhido e encaminhado a UPA
4
- Acolhido e encaminhando ao Hospital Geral
5
- Agendado para consulta médica ou consulta de enfermagem
6
- Resolvido no acolhimento
CO
- Outros
Análise: resolutividade alta.
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
análise:pacientes
classificados como C.Discutido motivo do aumento expressivo do risco D(azul).
JANEIRO/2012
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 233
Análise: Total geral de atendimentos em
aumento.Procura mais equilibrada entre faixas etárias,sendo em segundo lugar a
faixa etária de maiores de 60 anos. Atentar para queixas desses usuários.
Discutido em reunião a possibilidade desses atendimentos aumentarem ainda mais
nos próximos meses por conta da epidemia
de dengue previstas.Atentar para agendas e
reforço nas atividades de prevenção(caminhadas da dengue).
Análise: idem aos outros meses.
LEGENDA:
1
- Acolhido - resultando em consulta no mesmo dia
2
- Acolhido e encaminhado a unidade de
referência
3
- Acolhido e encaminhado a UPA
4
- Acolhido e encaminhando ao Hospital Geral
5
- Agendado para consulta médica ou consulta de enfermagem
6
- Resolvido no acolhimento
CO
- Outros
Análise: resolutividade alta.
A- Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
análise:pacientes
risco C.
FEVEREIRO/2012
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 244
Análise: perfil de faixa etária
mantido.discutido necessidade de mudar perfil de acolhimento.Opção por equipe de acolhimento do dia(enfermeiro e
médico),deixando os outros membros livres para atendimento de atividade programada,tentando
assim priorizar as atividades programadas frente a espontânea.
Análise: predomínio período manhã(definido
como perfil de procura da clínica).
LEGENDA:
1
- Acolhido - resultando em consulta no mesmo dia
2
- Acolhido e encaminhado a unidade de
referência
3
- Acolhido e encaminhado a UPA
4
- Acolhido e encaminhando ao Hospital Geral
5
- Agendado para consulta médica ou consulta de enfermagem
6
- Resolvido no acolhimento
Análise: resolutividade alta.
Análise: predomínio risco C.
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
Análise: risco C(definido como o perfil da
clínica).
MARÇO/2012
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 426
Análise:aumento brusco de
atendimentos.Discutido os motivos do aumento severo das demandas:Equipe de
acolhimento implantada no mês anterior?aumento do numero de suspeitas de
dengue?facilitação em demasia do acesso?Buscar outra estratégia para
acolhimento para não sobrecarregar em demasia a equipe de acolhimento.Opção:
por acolhimento por equipe.Atentar no próximo mês a Equipe 2 de maio que
apresenta maior número de demandas e maior vulnerabilidade.
Análise: resolutividade alta(definido
como perfil da clínica).
Análise: risco C(perfil da clínica).
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
ABRIL/2012
TOTAL DE ATENDIMENTOS - 186
Análise: número de atendimentos dentro dos
parâmetros de meses anteriores,mesmo com a crescente epidemia de dengue.Todas
as equipes satisfeitas com o acolhimento por equipe.Discutido e sistematizado atendimento do usuário quando
médico ou enfermeiro da equipe correspondente não estiver presente.
Análise: resolutividade alta.
A - Vermelho B -
Amarelo C - Verde D - Azul
Análise: dentro do perfil da clínica.
Analise geral de atendimento da unidade
CONCLUSÃO:
O
perfil de atendimentos a demanda espontânea mantém uma coerência entre os meses
analisados, excetuando mês de março,que apresentou quase o dobro dos
atendimentos usuais. Este estudo possibilitou traçar um perfil da clínica da
Família Isabel dos Santos que se define:
Os
atendimentos não agendados são em média
de 219 ao mês,com predomínio na faixa
etária de 0 a 10 anos. O período de maior procura é predominantemente matutino,
resultando sempre em resolutividade alta
dos atendimentos com consultas no mesmo dia. A classificação de risco desses
pacientes é predominantemente C (verde).
Esse
perfil possibilita o desenvolvimento de
ações que visam não só a tentativa de
redução da demanda reprimida através de ações na comunidade,promoção de grupos
direcionados,atividade nas escolas(pela análise da faixa etária),como também a
organização de maneira efetiva do processo de trabalho, possibilitando melhor
atendimento aos usuários.A discussão mensal possibilita que as estratégias
sejam permanentemente rediscutidas e modificadas conforme a necessidade e a
realidade momentânea,visto que o processo de acolhimento é dinâmico, mutável e
necessita de avaliações constantes.Essa organização permite a redução no tempo
de espera tanto dos usuários agendados quanto da demanda espontânea, reduzindo
a insatisfação e a procura do usuários a outras modalidades de atendimento.
As
equipes da clínica encontram-se satisfeitas com o modelo de acolhimento
implantado(por equipe), alegando fortalecimento do vínculo,aproveitamento de
oportunidades com os usuários expostos a maior vulnerabilidade,maior
organização do processo de trabalho alem de maior efetividade na resolução
justamente por conta do vínculo.O próximo passo de nossas discussões atentará
na satisfação do usuários com tais mudanças na tentativa minimizar eventuais
falhas do modelo,que não é perfeito mas parece,por enquanto,atender mais as
necessidades dos usuários
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